Páginas

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Dica literária.

 Olá amigos que curtem fotografia,

Hoje o post é dica literária! Já faz um tempo que li esse livro do Bon Wolfenson que foi indicação de uma amiga que também estudava fotografia. Acho que ela não deu muita atenção por achar que ele é um fotógrafo especializado em moda, mas como ele mesmo explica no livro: " (...) No meu caso, o que faço não se restringe a uma única especialidade; talvez por ser extrovertido e expansivo, não tenha me limitado a um interesse particular (...) " Esse já é um bom motivo pra você fotógrafo olhar o trabalho desse profissional incrível, mesmo não sendo a sua área. Além disso é sempre bom também manter o olhar atento a trabalhos de fotografia que não sejam especificamente da mesma área que você atua a nível de conhecimento e estudo de referências. Eis a capa do livro:





Adorei o livro porque durante um tempo tive pouca companhia de quem quisesse falar de fotografia de manhã, de tarde e de noite (risos), mas quando recebi esse livro era como se tivesse a "tal companhia" pra falar de fotografia e que não era qualquer uma, era alguém que sacava MUITO! Nesse livro, o fotógrafo já conceituadíssimo, conta sua trajetória desdo bairro Bom Retiro onde tirou as primeiras fotos, conta que nunca se formou em faculdade (acho que começou a estudar em uma, se não me engano, mas não terminou), conta também que só conseguiu desenvolver um estilo que o deixava satisfeito lá pelos 27 anos e que hoje, olhando pra trás, reconhece que não tinha desenvolvido aquela marca sobre o trabalho antes dessa idade. Além disso também me identifiquei com a jornada dele para viajar pra fora do país, como foi o passo a passo para conseguir chegar ao fotógrafo renomado que deu a a ele a oportunidade do primeiro estágio nos EUA. Boas histórias!

A leitura é bem tranquila e me dava um conforto em saber que o sucesso não vem tão rápido quanto gostaríamos, até mesmo pra ele cuja mãe trabalhava na revista Abril e que não era tão "cru" de contatos, de conhecimento da dinâmica de uma revista (a experiência não era dele, mas devia ser bom ter alguém tão próximo pra ajudar com a dúvida que fosse, no momento que precisasse). Também era bom saber dos erros que ele cometeu no começo. Lembro de ter lido alguma coisa sobre isso, e como ele fez pra solucionar, mas acho que senti mais falta de erros cometidos por ele (que acho que todo mundo comete), quem ler vai entender do que estou falando. Não posso entregar tudo se não vou  acabar com a graça! hahaha

Bem, é isso! É um ótimo livro pra ter na cabeceira se você for fotógrafo amador, profissional ou estiver pensando em largar a sua profissão pra ser fotógrafo e entender um pouquinho do vai enfrentar.

Até a próxima! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário