Páginas

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Com qual objetiva eu vou?

Olá queridos,

Hoje o post é sobre objetivas ou como se costuma chamar comumente, lentes! Poder brincar com tipos diferentes de lentes é um ótimo exercício para quem gosta de ser criativo na hora de fotografar. No caso de ser um fotógrafo profissional, conhecer e experimentar tipos diferentes destas é mais que necessário, é quase obrigação, pois se trata de um dos controles-chave da câmara.

Neste post vou me limitar a falar de lentes que já tive oportunidade de trabalhar e que foram mais relevantes na minha experiência.

O que é uma objetiva?

A objetiva é o olho da câmera. Sua função primária é assegurar que o motivo apareça nítido na foto. A parte do controle criativo entra quando usamos nossa sensibilidade  para enquadrar o motivo de acordo com a distância focal, influenciando na perspectiva aparente e tamanhos relativos do objeto numa cena.

Distância focal

A distância focal de uma câmera é definida  como a distância em milímetros a partir do ponto onde os raios de luz que passam pela objetiva parecem vir, até o o sensor da câmera. Atenção neste ponto. As câmeras digitais possuem dos mais diversos tamanhos de sensor, isso quer dizer que não é porque você comprou  uma objetiva 35mm e tem uma câmera com um sensor de 12.3 megapixel que você terá o mesmo ângulo de visão na foto tirada por uma câmera de 24.3 megapixel com a mesma objetiva.

Ficou confuso? Não se assuste! A melhor forma de compreender as diferenças e assimilar seus resultados é pegar a câmera que você tem e brincar com tipos variados de objetivas e ver quais delas mais se adaptam a sua necessidade e orçamento.

Objetivas rápidas

50mm f/1.8
Essa objetiva te permite trabalhar com a velocidade do obturador alta sem deixar a foto escura e sem necessidade de aumentar o ISO, mantendo a qualidade da imagem. Um dos pontos sensacionais e também mais conhecidos é que geralmente possibilita que se evite o uso do flash, mantendo a atmosfera criada pela luz ambiente.


Não esquecendo que são lentes fixas ( sem zoom), de segunda mão, pode-se encontrar em ótimos preços.

Objetiva olho de peixe

Já tive oportunidade de usar uma olho de peixe 14mm f/2.8, mas não captei imagens que achasse interessante pra ilustrar aqui. Vou apresentar pra vocês o trabalho de um fotógrafo que faz um uso muito interessante dessa lente. Observem a foto:

Essa foto é do fotógrafo Ricardo de Jesus, escolhi essa porque além de ser uma foto incrível, conheço um pouco do processo. Notaram que a foto não parece distorcida? As olho de peixe são famosas por causar certa distorção na imagem e percebemos que não é necessariamente esta a função dessa objetiva nesse caso. Essas fotos são tiradas dentro d'água com uso de caixa estanque. Com a velocidade da água é necessário que o fotógrafo possa enquadrar um ângulo maior pra que as cenas que acontecem rapidamente não se percam. Ele consegue estar bem perto do elemento, enquadrá-lo e ainda manter a quantidade deseja de paisagem pra composição. Quem quiser conhecer mais do trabalho dele, clique aqui.

Esse tipo modelo é  bem caro então é melhor considerar bastante as oportunidades que terá para usá-la antes de investir.

Teleobjetivas

Essas objetivas possuem muitas vezes um valor acessível, mas pela abertura não são muito recomendadas. Se as 50mm f/1.8 podem ser chamadas de lentes rápidas, estas (70-300mm f/4.5) são o oposto. Gostei muito do resultado desta lente para ensaios principalmente com crianças pequenas, que são pouco naturais na presença de estranhos. Com essa lente é possível se distanciar bastante do motivo quando em locais abertos e com boa iluminação ambiente. Foi o que fiz (abusando do zoom) neste ensaio aqui, por exemplo:



Objetiva macro 100mm 
A proximidade  que seu equipamento pode focalizar também é um fator muito importante. Quanto mais próximo do motivo maior a ampliação da imagem (é uma lente fixa, sem zoom). Esta última é super recomendada para retratos e fotos de detalhes como de acessórios por exemplo. Ela é um pouco difícil de manter o enquadramento em certas ocasiões o que pode sugerir o uso de um tripé para auxiliar. Em estúdio é uma lente bem confotável e garante um resultado lindo! 

Objetiva zoom padrão

Falei tanto de lentes fixas, está faltando uma zoom que no kit de qualquer fotógrafo sempre tem que ter uma "pau pra toda obra"! rs A minha é uma tamron 17-55mm f/2.8 É uma lente clara e em eventos ela quebra uma galho incrível, foi a minha primeira objetiva. Se fosse comprar uma nikon pagaria mais caro, na época foi recomendação de um professor que explicou que optando por esta marca não perderia em qualidade e seria uma bom investimento. Investimento feito e recomendo!

E aí, gostaram ? Deixe seu comentário com dúvidas, sugestões, críticas... e volte pra ver sua resposta! Se não comentar, volte também! rs

Um beijo e até o próximo post!

2 comentários:

  1. Excelente post! mesmo eu não sendo fotografa achei muito interessante. Bjão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Chel! Informação é sempre bom, não é?! rsrs Beijo grande

      Excluir